VÍDEO: Estudante é preso na Paraíba por crimes de ódio e símbolos nazistas
- Gustavo Carneiro
- há 5 horas
- 1 min de leitura
A Polícia Civil da Paraíba prendeu um jovem de 20 anos suspeito de envolvimento com crimes de ódio e apologia ao nazismo. A ação, batizada de Operação Alba Rosa, foi realizada pelo Núcleo de Homicídios e Grupo Tático Especial (GTE) de Juazeirinho, com apoio da 2ª Superintendência de Polícia Civil de Campina Grande.

O suspeito, identificado pelas iniciais W.A.L., foi detido na cidade de Pocinhos, em cumprimento a um mandado de prisão preventiva expedido pela 3ª Vara de Garantias de Campina Grande. Ele é apontado como o autor de uma pichação com símbolo nazista (suástica) feita em um banheiro da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e também de publicar conteúdo de cunho nazista e preconceituoso nas redes sociais.
De acordo com a Polícia Civil, o caso foi tratado como prioridade após denúncia feita pela Reitoria da UEPB. O estudante já havia sido alvo de investigação da Polícia Federal, que apurava atos preparatórios para o terrorismo. Com autorização judicial, as provas colhidas pela PF foram compartilhadas com a Polícia Civil, reforçando os indícios da prática de crimes de ódio.
O jovem foi encaminhado para a carceragem da Cidade da Polícia Civil, onde permanece à disposição da Justiça, aguardando audiência de custódia.
O nome da operação, Alba Rosa, significa “rosa branca” em latim, e faz referência a um movimento de resistência pacífica ao nazismo na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial.
Da Redação com Polícia Civil da Paraíba





Comentários