top of page

VÍDEO: Romero Rodrigues destaca protagonismo da Paraíba na promulgação da Emenda Constitucional 136

  • Foto do escritor: Gustavo Carneiro
    Gustavo Carneiro
  • 9 de set.
  • 1 min de leitura

A Emenda Constitucional 136, que muda as regras de pagamento de precatórios e de dívidas previdenciárias, foi promulgada nesta terça-feira (9).

A Emenda Constitucional 136 altera as regras sobre o pagamento de precatórios para aliviar a situação fiscal dos entes federados / Carlos Moura Agência Senado
A Emenda Constitucional 136 altera as regras sobre o pagamento de precatórios para aliviar a situação fiscal dos entes federados / Carlos Moura Agência Senado

A medida promete aliviar a situação fiscal de estados e municípios ao permitir parcelamentos mais longos e retirar parte dessas despesas do limite de gastos da União.

Reprodução Redes Sociais

O deputado federal paraibano Romero Rodrigues esteve presente no Plenário da Câmara e ressaltou o peso da conquista para os municípios brasileiros. Ele presidiu a comissão que tratou do tema e classificou a aprovação como “a pauta mais importante da última década” para as gestões municipais.


“Um marco de equilíbrio fiscal, proteção aos credores e fortalecimento do pacto federativo”, afirmou Romero.


Entre os pontos da emenda estão:


retirada dos precatórios e RPVs do limite de despesas primárias da União a partir de 2026;


refinanciamento em até 300 parcelas das dívidas previdenciárias de estados e municípios com a União;


antecipação do prazo de apresentação de precatórios para inclusão no Orçamento;


abertura de espaço no Orçamento para garantir o pagamento do salário-maternidade a trabalhadoras autônomas e seguradas especiais, após decisão do STF.


Na prática, a medida dá fôlego às finanças públicas e ajuda o governo federal a cumprir as metas fiscais, sem deixar de garantir direitos sociais e maior previsibilidade no pagamento de dívidas judiciais.


Da Redação com Agência Senado

Comentários


bottom of page