top of page

TARIFAÇO DE TRUMP: Senadores dos EUA apresentam projeto para derrubar sanções contra o Brasil

  • Foto do escritor: Michel Bruno
    Michel Bruno
  • 20 de set. de 2025
  • 1 min de leitura

Um grupo de cinco senadores dos Estados Unidos, quatro da oposição e um aliado de Donald Trump, protocolou um projeto de lei para revogar as tarifas de 50% impostas por Trump sobre produtos brasileiros. As medidas entraram em vigor no início de agosto e foram justificadas pelo ex-presidente em parte como resposta ao que chamou de “caça às bruxas” contra Jair Bolsonaro.

Presidente dos EUA, Donald Trump (foto: Dominick Reuter/Reuters)
Presidente dos EUA, Donald Trump (foto: Dominick Reuter/Reuters)

Em comunicado, os parlamentares afirmaram que as tarifas podem elevar preços de alimentos e prejudicar a economia americana. O republicano Rand Paul, integrante da base de Trump, declarou que “o presidente dos Estados Unidos não tem autoridade, com base na Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional, para impor tarifas unilateralmente. Política comercial é competência do Congresso, não da Casa Branca”.


O líder democrata no Senado, Chuck Schumer, criticou a iniciativa de Trump, dizendo que “os americanos não merecem que Trump faça política com seu sustento e seu bolso” e defendeu que republicanos se unam à oposição para encerrar o que chamou de “loucura”.


O projeto tem caráter privilegiado, o que obriga sua votação. Para ser aprovado no Senado, os democratas precisariam do apoio de pelo menos quatro republicanos, já que Trump mantém maioria. Mesmo assim, a proposta também precisaria passar pela Câmara, onde a base trumpista também é majoritária.


Em abril, os democratas conseguiram aprovar no Senado uma medida semelhante contra tarifas impostas ao Canadá, mas o texto foi barrado na Câmara. A expectativa agora é que os impactos econômicos aumentem a pressão sobre parlamentares republicanos para apoiar a revogação das tarifas contra o Brasil.


Com informações do G1

Comentários


bottom of page