top of page

SURPREENDENTE: maioria dos professores no Brasil agora se forma sem ir à faculdade

  • Foto do escritor: Gustavo Carneiro
    Gustavo Carneiro
  • 30 de out. de 2025
  • 1 min de leitura

A formação de professores no Brasil passou por uma virada histórica: hoje, seis em cada dez docentes se formam em cursos de licenciatura a distância (EAD).

Ensino a distância | Divulgação/MCTIC
Ensino a distância | Divulgação/MCTIC

Os dados estão no Anuário Brasileiro da Educação Básica 2025, divulgado nesta quinta-feira (30) pelo movimento Todos Pela Educação.


Em 2014, apenas 34% dos novos professores vinham de cursos online. Dez anos depois, esse número saltou para 66%, o que representa quase o dobro. Nesse período, o total de formados em licenciaturas EAD pulou de 74 mil para 133 mil, um crescimento de 79%.


O avanço foi puxado, principalmente, pela rede privada, que viu o número de matrículas em cursos de docência a distância crescer de 440 mil para mais de 1 milhão. Enquanto isso, os cursos presenciais seguiram em queda, recuando de 911 mil para 525 mil matrículas.


Já o setor público manteve números estáveis, sem acompanhar a onda digital.


O curso de Pedagogia lidera a lista, com mais de 80 mil concluintes no EAD, sendo 77 mil em instituições particulares. Nos cinco principais cursos de formação de professores, o ensino remoto já supera o presencial em número de alunos e de formados.


Apesar da expansão, especialistas alertam para o impacto dessa mudança. Para Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos Pela Educação, o avanço acelerado do EAD na formação docente levanta dúvidas sobre a qualidade do ensino básico no país.


Da Redação com SBT News



Comentários


bottom of page