SINAL VERMELHO: Lula ainda vence, mas com margem apertada, segundo pesquisa
- Gustavo Carneiro
- 13 de nov.
- 1 min de leitura
Mesmo liderando em todos os cenários simulados para o segundo turno da corrida presidencial de 2026, o presidente Lula está com folga menor frente aos adversários e sua taxa de rejeição aumentou, aponta a pesquisa Genial Investimentos/Quaest.

O levantamento, realizado entre os dias 6 e 9 de novembro com 2.004 entrevistados, mostra que Lula venceria em todos os dez cenários de segundo turno testados, porém com vantagem que varia entre apenas 3 e 17 pontos percentuais.
Particularmente, contra Jair Bolsonaro a liderança de Lula caiu para 42 % a 39 % contra 10 pontos de diferença no mês anterior.
A rejeição a Lula subiu de 51% em outubro para 53% em novembro. Em contrapartida, a rejeição de Bolsonaro caiu de 63% para 60%.
Em disputas com outros nomes como Tarcísio de Freitas, Ciro Gomes e Ratinho Júnior, a vantagem de Lula também se reduziu: por exemplo, contra Tarcísio caiu de 12 para 5 pontos em apenas um mês.
No quesito “melhor resultado para o Brasil”, um quarto dos eleitores (24%) prefere um nome que não esteja ligado nem a Lula nem a Bolsonaro, tecnicamente empatado com os 23% que defendem a reeleição de Lula.
A pesquisa reforça que, apesar da liderança consolidada, o cenário eleitoral está se estreitando e ganha contornos de disputa mais acirrada para Lula, isso significa menos margem de erro e maior pressão.
Da Redação com Correio Braziliense





Comentários