top of page

PB SAÚDE: Hospital Metropolitano é investigado pelo MPPB por supostas irregularidades na gestão

  • Foto do escritor: Michel Bruno
    Michel Bruno
  • 3 de out. de 2025
  • 2 min de leitura

O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, localizado em Santa Rita, na Grande João Pessoa, está sendo investigado pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) por possíveis irregularidades administrativas. A apuração ocorre a partir de denúncias anônimas que apontam um suposto esquema de recebimento de valores indevidos, referentes a plantões extras que não teriam sido realizados.

Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires - Imagem/Reprodução
Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires - Imagem/Reprodução

O inquérito foi instaurado pelo 40º promotor de Justiça, Alexandre Jorge do Amaral, e também investigará indícios de falsificação em registros de frequência de servidores, que, segundo as denúncias, teriam ocorrido com a conivência da direção da unidade hospitalar. O hospital é administrado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), que tem como superintendente, o médico Jhony Bezerra, vinculada ao Governo do Estado.

Jhony Bezerra-Superintendente/PB Saúde - Imagem: Reprodução
Jhony Bezerra-Superintendente/PB Saúde - Imagem: Reprodução

Em resposta, a Fundação Paraibana de Gestão em Saúde divulgou nota conjunta com a direção do Hospital Metropolitano, na qual afirma ter realizado uma análise detalhada de toda a documentação referente ao caso, incluindo folhas de ponto, escalas e fichas financeiras dos últimos 12 meses. Segundo a entidade, os registros demonstram a regularidade das jornadas de trabalho e dos plantões extras realizados, não sendo identificadas irregularidades nos pagamentos efetuados.


Ainda de acordo com a nota, o único documento em finalização é a formalização das justificativas dos plantões extras, que já são previamente autorizados pela coordenação e registrados manualmente. Esse material, segundo a fundação, será encaminhado às instâncias competentes "de forma transparente e dentro do compromisso da instituição com a verdade e a lisura administrativa".


A PB Saúde reforçou também "o respeito aos órgãos de controle" e destacou sua disposição em colaborar integralmente para o esclarecimento dos fatos. A instituição acrescentou que o sistema de registro eletrônico de ponto e a gestão de escalas adotados em suas unidades são rigorosos, e reafirmou a confiança na atuação imparcial do Ministério Público da Paraíba.


O inquérito seguirá reunindo informações para comprovar ou descartar as práticas denunciadas.


Com informações do Jornal da Paraíba

Comentários


bottom of page