top of page

Morre Hermeto Pascoal, o “Bruxo” da música universal, aos 89 anos

  • Foto do escritor: Gustavo Carneiro
    Gustavo Carneiro
  • 14 de set.
  • 1 min de leitura

O multi-instrumentista Hermeto Pascoal, um dos maiores nomes da música brasileira e reconhecido internacionalmente como o “Bruxo”, morreu neste sábado (13), aos 89 anos, no Rio de Janeiro. A causa da morte não foi divulgada.


A informação foi confirmada nas redes sociais do artista, com uma mensagem da família pedindo que a tristeza não “tome conta” e convidando o público a homenageá-lo fazendo soar uma nota em qualquer instrumento, voz ou até mesmo objetos do cotidiano, como ele costumava transformar em música.


Nascido em Lagoa da Canoa (AL), Hermeto construiu uma carreira marcada pela experimentação sonora, tocando acordeão, flauta, saxofone, piano e diversos outros instrumentos. Sua música atravessou gêneros como forró, jazz e MPB, mas ele mesmo a definia como “música universal”.


Chamado de “Bruxo” pela genialidade de transformar sons em arte, Hermeto trabalhou ao lado de grandes nomes, como Miles Davis, Geraldo Vandré e Edu Lobo, além de marcar presença em festivais internacionais, como o de Montreux, na Suíça.


Ao longo da carreira, lançou álbuns de destaque, recebeu prêmios importantes — incluindo o Grammy Latino — e realizou turnês pelo Brasil e pelo mundo.


Hermeto deixa seis filhos. Informações sobre velório e despedidas públicas ainda serão divulgadas pela família.


Da Redação com BBC NEWS BRASIL


Foto: Maurício Santana / Getty Images
Foto: Maurício Santana / Getty Images

Comentários


bottom of page