Moraes dá voto-bomba e condena Bolsonaro e generais por tentativa de golpe de Estado
- Michel Bruno
- 9 de set. de 2025
- 1 min de leitura
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta terça-feira (9) pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete aliados acusados de integrar o chamado “núcleo crucial” da trama golpista que tentou manter o ex-mandatário no poder e impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Como relator do caso, Moraes foi o primeiro a se manifestar na Primeira Turma da Corte. Ainda votarão Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin, presidente do colegiado. A expectativa é de que o julgamento seja concluído até sexta-feira (12).
O ministro pediu a condenação de todos os oito réus por:
Organização criminosa armada
Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito
Tentativa de golpe de Estado
Nos crimes de dano qualificado ao patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado, Moraes excluiu apenas o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), por decisão anterior da Câmara dos Deputados.
Além de Bolsonaro, também estão no banco dos réus: Ramagem, Almir Garnier, Anderson Torres, general Augusto Heleno, Mauro Cid, Paulo Sérgio Nogueira e Walter Braga Netto.
Para Moraes, Bolsonaro — preso em regime domiciliar — liderou uma organização criminosa com projeto autoritário de poder.





Comentários