top of page

Lula e Trump se reúnem na Malásia em meio a tensões comerciais entre Brasil e EUA

  • Foto do escritor: Michel Bruno
    Michel Bruno
  • há 3 dias
  • 1 min de leitura

Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump se reuniram neste domingo (26) em Kuala Lumpur, na Malásia, em um encontro que durou cerca de 45 minutos. Foi a primeira reunião entre os dois desde a breve conversa que tiveram durante a Assembleia Geral da ONU, em setembro.

Foto: Ricardo Stuckert/PR
Foto: Ricardo Stuckert/PR

A reunião ocorreu em meio à tensão diplomática gerada pelas tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros e pelas sanções contra autoridades do Brasil, relacionadas ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro.


Trump afirmou ser “uma honra” encontrar Lula e disse acreditar em bons acordos comerciais, destacando que “as tarifas serão discutidas”. Ele também declarou “se sentir mal” pela situação de Bolsonaro, mas evitou confirmar se o tema foi abordado.


Lula destacou que a pauta era ampla, incluindo comércio e meio ambiente, e defendeu o diálogo como caminho para restaurar a confiança entre os países.



Entre os temas de interesse do Brasil esteve o das terras raras, minerais estratégicos usados em tecnologia e defesa. O país tem a segunda maior reserva mundial, com 21 milhões de toneladas, atrás apenas da China, que detém 44 milhões, segundo o Serviço Geológico dos EUA.


Com informações do Correio Braziliense

Comentários


bottom of page