top of page

LIBERADO: Empresário preso por falso testemunho em CPMI do INSS é solto após fiança

  • Foto do escritor: Michel Bruno
    Michel Bruno
  • 23 de set. de 2025
  • 1 min de leitura

A Polícia Legislativa do Congresso liberou, na madrugada desta terça-feira (23), o empresário Rubens Oliveira Costa, preso em flagrante durante depoimento à CPMI do INSS por falso testemunho. Ele foi solto por volta das 2h30, após prestar novo depoimento e pagar fiança.

Rubens Oliveira Costa (ao centro) - Foto: Ag. Senado
Rubens Oliveira Costa (ao centro) - Foto: Ag. Senado

Rubens, ex-diretor de empresas ligadas a Antônio Carlos Camilo Antunes, o Careca do INSS — apontado pela Polícia Federal como principal articulador do esquema de fraudes —, é investigado por suposta participação no caso. Na condição de testemunha, ele recebeu habeas corpus que lhe garantia o direito de não responder às perguntas, mas, a pedido dos parlamentares, assinou o termo de compromisso de dizer a verdade.


Durante a sessão, no entanto, foi acusado de mentir diversas vezes. O deputado Duarte Junior chegou a listar os trechos em que o empresário teria prestado informações falsas. Com base nisso, o relator da comissão propôs a prisão cautelar, que foi acatada pelo presidente da CPMI, senador Carlos Viana.


O depoimento mais aguardado, entretanto, é o do próprio Careca do INSS. Preso na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, ele deve ser ouvido pela comissão na próxima quinta-feira.


Com informações de CBN

Comentários


bottom of page