Governo avalia reduzir velocidade máxima nas vias para diminuir acidentes
- Gustavo Carneiro
- 1 de set. de 2025
- 1 min de leitura
O governo federal abriu uma consulta pública para revisar o Guia de Gestão de Velocidades no Contexto Urbano, que orienta União, estados e municípios sobre os limites de velocidade em vias brasileiras. O objetivo é reduzir acidentes de trânsito e tornar a circulação mais segura, especialmente em áreas urbanas.
A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), baseada em recomendações da OMS e do Banco Mundial, sugeriu que ruas em zonas urbanas tenham limite de 30 km/h. Já vias que conectam bairros poderiam operar entre 40 e 50 km/h, desde que contem com infraestrutura que reduza riscos.
Experiências recentes reforçam a proposta: em Fortaleza (CE), a redução de 60 km/h para 50 km/h resultou em 30% menos acidentes e até 63% menos atropelamentos com vítimas, com impacto quase nulo no tempo de viagem. Além disso, houve queda de 7% na emissão de poluentes.
Por outro lado, entidades como a Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias defendem alternativas como o limite dinâmico, que seria ajustado em tempo real por placas eletrônicas, de acordo com o fluxo de veículos e condições da pista.
Também foram sugeridas medidas como a criação de um mapa nacional de acidentes para definir pontos críticos e maior flexibilidade no cálculo das velocidades, considerando os avanços tecnológicos dos veículos.

O Ministério dos Transportes irá analisar todas as contribuições antes de publicar uma nova versão do guia.
Da Redação com Uol





Comentários