CASOS DE CEGUEIRA: MPPB pede R$ 10 milhões por danos a pacientes em mutirão oftalmológico na Paraíba
- Michel Bruno
- 19 de dez. de 2025
- 1 min de leitura
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) ingressou com uma ação civil pública contra o Estado da Paraíba e a Fundação Rubens Dutra Segundo, solicitando a condenação ao pagamento de indenização mínima de R$ 10 milhões por danos morais coletivos. A medida decorre de irregularidades identificadas em um mutirão oftalmológico realizado em maio, no Hospital de Clínicas de Campina Grande.

Hospital das Clínicas de Campina Grande - Imagem: Reprodução
De acordo com o MP, ao menos 32 pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) apresentaram complicações graves no pós-operatório, incluindo infecções severas, perda parcial da visão e casos de cegueira.
Além da indenização, a ação requer a suspensão imediata de novos mutirões oftalmológicos na unidade hospitalar, até que todas as falhas apontadas sejam devidamente corrigidas.
As investigações apontaram deficiências graves nos protocolos de higiene, falhas na assistência médica, superlotação e ausência de acompanhamento adequado dos pacientes, em desacordo com normas da Anvisa e diretrizes técnicas da área da saúde.
O Ministério Público também exige que o Estado e a Fundação assegurem assistência médica e psicológica às vítimas. O caso é objeto de inquérito policial, além de apuração pelo Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), e motivou o ajuizamento de ações individuais por parte de pacientes prejudicados.
Com informações do Blog da Simone Duarte





Comentários