ATUALIZAÇÃO: Paciente com suspeita de raiva humana segue internado em UTI, em Campina Grande
- Michel Bruno
- 19 de dez. de 2025
- 1 min de leitura
Um paciente identificado pelas iniciais L.A.L. permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), em Campina Grande, com suspeita de raiva humana. As informações constam em boletim clínico divulgado na manhã desta sexta-feira, 19, pela unidade hospitalar.

Imagem ilustrativa - Foto: Angélica Lúcio/HUAC
De acordo com o comunicado, o paciente apresenta quadro clínico grave, necessitando do uso de drogas vasoativas para manutenção da estabilidade hemodinâmica. Ele encontra-se em ventilação mecânica invasiva, com parâmetros mínimos, sob sedoanalgesia profunda.
Ainda segundo o boletim, o paciente apresenta espasmos musculares desencadeados apenas por estímulos táteis, manifestação compatível com o quadro clínico em investigação. No momento, permanece em dieta zero, com aporte calórico assegurado conforme prescrição médica, devido à presença de resíduo gástrico que impede a progressão da dieta enteral.
A equipe médica informa que o paciente mantém diurese preservada, sem evacuação até o momento. As alterações laboratoriais observadas são consideradas compatíveis com o quadro clínico de base.
Leia o documento assinado pela infectologista Aline Ragnini:

O hospital destacou que o paciente está sob vigilância ativa para infecções secundárias, risco que aumenta com o prolongamento do tempo de internação em UTI. Paralelamente, aguardam-se os resultados dos testes de PCR para detecção do vírus da raiva.
O acompanhamento segue de forma contínua e multiprofissional, em conformidade com as diretrizes do Ministério da Saúde para casos suspeitos de raiva humana. O HUAC não informou previsão para divulgação de novos boletins.
Da redação/Frequência Livre





Comentários