top of page

Trump mira Banco do Brasil e importações russas em novas sanções

  • Foto do escritor: Michel Bruno
    Michel Bruno
  • 1 de set. de 2025
  • 1 min de leitura

Os Estados Unidos preparam novas medidas contra o Banco do Brasil e contra as importações de óleo diesel da Rússia pelo país, apurou a CNN. As sanções seriam amparadas pela Lei Magnitsky e podem gerar multas, a exemplo de casos anteriores com bancos europeus.

Presidente dos EUA, Donald Trump. Foto: Getty Images
Presidente dos EUA, Donald Trump. Foto: Getty Images

O BB é alvo por ter oferecido cartão da bandeira Elo ao ministro do STF Alexandre de Moraes, após cancelamento de seu Mastercard. O banco afirmou que atua em conformidade com a legislação brasileira e internacional.


Além disso, a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros será discutida nesta semana em audiência no Escritório do Representante de Comércio dos EUA. Associações americanas dos setores de soja, celulose, madeira e pecuária pressionam pela manutenção da medida, alegando que o Brasil se beneficia de desmatamento ilegal e trabalho forçado.


Outro ponto em análise é a importação de óleo diesel russo, que pode receber sobretaxa semelhante à aplicada pela Casa Branca à Índia. Em 2024, o Brasil comprou US$ 12,5 bilhões em produtos russos, principalmente combustíveis e fertilizantes.


Com informações de CNN

Comentários


bottom of page