top of page

PERIGO: pesquisa revela que maioria dos brasileiros evita usar celular na rua por medo de assaltos

  • Foto do escritor: Gustavo Carneiro
    Gustavo Carneiro
  • 16 de out. de 2025
  • 1 min de leitura

Usar o celular na rua virou um risco que muitos brasileiros não estão dispostos a correr. Uma pesquisa do Datafolha, encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, revelou que três em cada cinco pessoas evitam mexer no celular fora de casa com medo de serem assaltadas.

Reprodução
Reprodução

O levantamento mostra ainda que 30% dos entrevistados preferem deixar o aparelho em casa ou ocultar aplicativos de banco e finanças para reduzir prejuízos em caso de roubo. A pesquisa ouviu 2.007 pessoas com mais de 16 anos, em 130 cidades brasileiras, entre os dias 2 e 6 de junho, e tem margem de erro de dois pontos percentuais.


Os dados indicam que mulheres, idosos, pessoas com renda até dois salários mínimos e moradores de grandes centros urbanos são os que mais tomam cuidado ao usar o aparelho nas ruas.


Outro dado preocupante é que 23% dos brasileiros já contrataram seguros contra roubo ou instalaram aplicativos de proteção de senhas, mostrando que o medo da criminalidade vem mudando o comportamento digital da população.


A pesquisa também apontou alta subnotificação dos crimes. Entre as vítimas de roubo, fraude, vazamento de dados e ameaças, apenas seis em cada dez chegaram a registrar Boletim de Ocorrência.


Da Redação com SBT News

Comentários


bottom of page