top of page

Paraibano vira número dois de ministério estratégico do Governo Lula e ganha destaque nacional

  • Foto do escritor: Gustavo Carneiro
    Gustavo Carneiro
  • 19 de jan.
  • 2 min de leitura

A Paraíba segue ampliando espaço no Governo Federal. O diplomata paraibano Marcelo Almeida Cunha Costa foi nomeado secretário-executivo do Ministério das Relações Institucionais, cargo que o coloca, na prática, como segundo na hierarquia da pasta, atualmente comandada pela deputada federal Gleisi Hoffmann (PT).

A confirmação foi feita pela deputada estadual Cida Ramos (PT), que destacou a qualificação do novo secretário-executivo. “Marcelo é extremamente preparado e reúne todas as condições para exercer essa função estratégica”, afirmou.


Na nova missão, Marcelo terá papel central na articulação política do Governo Lula, sendo responsável pelo diálogo com Estados, municípios, Congresso Nacional, partidos políticos, órgãos de controle e entidades da sociedade civil. A função é considerada uma das mais importantes do Executivo, por concentrar a ponte entre o Planalto e as demais instituições do país.


Trajetória de peso


Natural de João Pessoa, Marcelo é filho do médico Wamberto Costa. Ele é formado em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e possui pós-graduação em Diplomacia pelo Instituto Rio Branco, principal escola de formação de diplomatas do Brasil.


No Itamaraty, construiu uma carreira sólida, atuando em Brasília na Agência Brasileira de Cooperação e nos departamentos da Ásia e da África. No exterior, representou o Brasil na ONU, em Nova York, e também junto à ALADI e ao Mercosul, em Montevidéu. Além disso, foi assessor para temas de saúde global da Presidência da Assembleia Geral das Nações Unidas.


Marcelo também já ocupou cargos de destaque no Brasil, como chefe da assessoria internacional da Secretaria-Geral da Presidência da República e assessor especial do prefeito de São Paulo. Mais recentemente, integrou o Gabinete de Transição do Governo Lula, na área de Relações Exteriores, e atuou como assessor do ministro das Relações Exteriores.


A nomeação reforça o protagonismo da Paraíba em áreas estratégicas do Governo Federal e consolida o nome de Marcelo Cunha Costa como um dos quadros mais qualificados da diplomacia brasileira na atual gestão.


Da Redação com Blog do Helder Moura

Comentários


bottom of page