CONTA DE ENERGIA: ANEEL toma decisão que mantém as tarifas em alta para novembro
- Michel Bruno
- 1 de nov. de 2025
- 1 min de leitura
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (31) que a conta de luz continuará na bandeira tarifária vermelha patamar 1 durante o mês de novembro, mantendo o mesmo nível aplicado em outubro. Na prática, os consumidores terão acréscimo de R$ 4,46 a cada 100 kWh consumidos.

O sistema de bandeiras tarifárias, em vigor desde 2015, utiliza as cores verde, amarela e vermelha (nos patamares 1 e 2) para indicar se haverá custo extra na energia de acordo com as condições de geração no país. A manutenção da bandeira vermelha, a mais onerosa, reflete o cenário desfavorável para a produção hidrelétrica, consequência do volume de chuvas abaixo da média e da queda nos níveis dos reservatórios.

Com a redução da capacidade das hidrelétricas, o governo precisa acionar usinas termelétricas, cuja operação é mais cara. Além disso, a Aneel destaca que, embora a geração solar esteja em expansão, ela é intermitente e não garante fornecimento contínuo, especialmente à noite ou nos horários de pico. Segundo a agência, esse contexto reforça a necessidade de manter as termelétricas em funcionamento para assegurar o atendimento à demanda nacional.
Com informações de Valor Investe





Comentários