top of page

ASSISTÊNCIA SOCIAL: Campina Grande intensifica combate ao trabalho infantil na Feira Central

  • Foto do escritor: Michel Bruno
    Michel Bruno
  • 14 de nov. de 2025
  • 2 min de leitura

Equipes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e do Programa de Abordagem Social para Crianças e Adolescentes em Situação de Rua (Ruanda), da Prefeitura de Campina Grande, realizaram na manhã desta sexta-feira (14) uma ação de conscientização, adesivagem e busca ativa na Feira Central, com foco na prevenção ao trabalho infantil.


Durante a atividade, os profissionais orientaram uma dona de casa de 30 anos, mãe de sete filhos, que costuma ir à feira pedir ajuda acompanhada de duas crianças. Ela foi encaminhada ao Cras do território onde mora, para ter acesso a benefícios e acompanhamento familiar. A equipe também fará uma visita domiciliar para avaliar a situação da família. As crianças receberam livros e participaram de um momento de lazer.


Os comerciantes foram sensibilizados sobre a importância de evitar que crianças circulem sozinhas ou em situação de trabalho no local. Segundo feirantes, é comum a presença de pais pedindo ajuda com filhos pequenos.


A administração da feira destacou que a circulação intensa e a presença de crianças em ambientes inadequados aumentam os riscos, especialmente diante do crescimento de casos de violência contra menores.


A coordenadora do PETI, Kyssia Almeida, reforçou a importância do trabalho contínuo neste período de maior movimento. “Nós buscamos exatamente esse enfrentamento, pois sabemos da grande movimentação de pessoas, onde muitas situações envolvendo menores podem passar despercebidas, como a que encontramos aqui hoje. A ação terá continuidade já que o nosso objetivo é justamente conscientizar os pais, além de comerciantes e clientes, que todos nós somos responsáveis pelos cuidados com as crianças e dessa forma, estamos garantindo os direitos de cada uma delas”, disse.


O secretário da Semas, Fábio Thoma, ressaltou o compromisso permanente da pasta. “Estamos sempre atentos a esses cuidados, especialmente no que diz respeito às crianças e adolescentes em nosso município. O trabalho da Semas é permanente no combate ao trabalho infantil e as nossa equipes estão preparadas para a devida orientação e encaminhamentos necessários”, afirmou.


Com informações e imagens de Codecom/PMCG

Comentários


bottom of page